23 de abr. de 2009

IPO com chocolate e cereja


texto: Rodrigo Marques Barbosa

Isso aqui é um chute, mas não poderia deixar de falar: vem aí uma importante IPO (oferta pública de ações) a ser lançada na Bovespa. A Visanet, cujos donos são Bradesco, Banco do Brasil, Santander (ex-Real) e Visa International (além de acionistas menores com 6%), vai abrir seu capital na bolsa paulista em breve. O pedido junto à CVM, Comissão de Valores Mobiliários,  deverá ser protocolado até esta sexta-feira (24).

Depois do período de vacas magras no mercado acionário brasileiro -- quase não houve lançamentos de ações nos últimos 12 meses -- nos bastidores se fala muito dessa IPO, que deve trazer gordos ganhos para quem entrar, mesmo que seja para 'flippar', ou seja, comprar no período de reserva e vender no dia do lançamento.

Só para dar um exemplo, a empresa-mãe, Visa International, abriu capital na bolsa de Nova Iorque em março do ano passado. No dia de início de negociação das ações, estas subiram mais de 28% sobre seu preço de lançamento (leia mais aqui).

O único problema, penso, vai ser que, dada a grande demanda pelos papéis, os investidores não-institucionais (leia-se 'nós, mortais') só morderão uma fatia muita pequena dessa torta mousse de chocolate coberta com cerejas do mercado financeiro.

E aí? Eu vou. Você vai?

0 comentários:

Postar um comentário