26 de jun de 2009

Livrai-me de todos os males, inclusive da Livraria Saraiva



Napoleão Bonaparte (foto abaixo) disse uma frase que é uma das minhas favoritas: "Quando as pessoas param de reclamar, param de pensar".

Não deve ser à toa que o mestre da estratégia francês (sem considerar Waterloo, é claro) vivia com dor no estômago, fato, aliás, que justificam os historiadores ser a razão pela qual Napoleão sempre aparece com a mão sob o casaco em imagens e pinturas.

Como não paro de pensar, também não paro de reclamar. E hoje quero dividir aqui com vocês minha indignação com o péssimo atendimento da Livraria Saraiva online.

Literalmente, estou levando uma saraivada da Saraiva (com o perdão do trocadilho).

Fizemos a compra de um notebook no último dia 9 de junho, com promessa de entrega em três dias úteis.

Já se passaram até hoje (26 de junho) 12 dias úteis, ou seja, o quádruplo do tempo prometido por eles. Já reclamei, esperneei, liguei, escrevi. Só falta agora cancelar a compra.

Após tanta insatisfação, contatos na central de atendimento e e-mails enviados, vejam a resposta da área responsável por atender as reclamações de clientes:


"São Paulo, 26 de junho de 2009

Pedido #12999833

Prezado senhor Rodrigo ,

Informamos que sua crítica foi encaminhada para conhecimentos dos departamentos responsáveis. Agradecemos pela preocupação em participar do processo de aperfeiçoamento de nossos serviços. Colocamo-nos à sua disposição para mais comentários.
Atenciosamente,
Renan Aragão"


Ridículo, não?

Mais ridículo ainda é entrar no site da Saraiva (veja imagem abaixo) e descobrir que essa história de visão, missão, valores e blablablá não passa mesmo de uma bela (e cansativa) lorota contada por executivos que não conseguem transformar teoria em prática.



Nunca mais compro na Saraiva, seja online, seja na loja do shopping. E também nunca mais indico aquele lugar.

Saraiva nunca mais.

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Leia outras da série "nunca mais":

Telefónica nunca mais
Oi: portabilidade com a porta na cabeça

11 comentários:

Alexandre disse...

Estranho, sou cliente da saraiva.com.br há anos e da Livraria Saraiva há décadas e nunca tive problemas. Enfim, cada um tem sua própria percepção.

Pedro Mariano disse...

Já tive problema com a Saraiva também. Melhor não arriscar mais mesmo. O Submarino sempre me atendeu bem e nas vezes que houve algum atraso sempre se posicionaram e 'compensaram' de alguma forma, seja com desconto, brindes etc.
É isso.
abraços

M disse...

Sabe que estou com o mesmo problema? Mas com o Submarino. O que será que está acontecendo com o serviço de entregas?

Olívia disse...

Nossa, vários amigos têm comentado comigo sobre o atendimento da Saraiva. Andam dizendo que eles estão deixando a desejar. Já divulguei essa sua matéria pro meu mailing todo. Boa sorte pra você.

Enganado disse...

A gente passa "só raiva" comprando nessa loja virtual. Até o nome rima perfeitamente.
Quem não teve problemas com a Saraiva que atire a primeira pedra?
Melhor comprar em uma loja virtual que cumpre os prazo de entrega (Submarino, Americanas, Walmart, Mania Virtual, etc)

Cristiane disse...

Tambem estou com problemas no Submarino.
Fiz a compra e por problemas de sistema cancelaram o pedido. Consertaram o erro mas nao consigo comprar o produto com o mesmo preço. É um descaso mesmo. As lojas de comercio eletronico atingiram um numero alto de pedidos e para atender a demanda pecam com casos como os nossos. Eles alegam que os clientes insatisfeitos representam menos de 10% o que para eles nao importa.

AA disse...

Caros, tive um problema com a Saraiva que anunciou se comprasse um erto monitor, eu ganharia um pen drive. Comprei 2 monitores, não me deram NADA e qyando reclamei por e mail e pelo telefone, NÂO RESPONDERAM NADA também..

O Submarino é mais responsável, mas agora estão com fornecedores de Logística mais baratos, portanto, a qualidade não é mais aquela..

Allexandra Lopes disse...

Bem... é uma questão de escolha: livrarias devem vender livros, não acham? Podemos comprar nossas traquitanas "muderninhas" em qualquer outro lugar.
O que concordo, plenamente, é que tanto no atendimento aos leitores, quanto no atendimento aos compradores de traquitanas, a Saraiva é fraquinha.

Silvio T Corrêa disse...

Rodrigo,

Fique com um pé atrás quando a empresa divulga a sua Missão, Visão e o escambau.

Missão é uma coisa interna, que serve à empresa pra que ela mantenha-se no rumo pretendido. Visão é a estratégia para alcançar um objetivo. São ou deveriam ser documentos internos, que norteiam a empresa, e não peças de propaganda ou marketing.

O que alavanca uma empresa é o seu atendimento, respeito aos clientes e fornecedores, resultados. Se não tiver isso, com qualquer cliente, tá na hora de boa reciclada ou fechar as portas

Abraços

Rose Elizabeth Comenho disse...

Oi Rodrigo, esse tipo de situação ocorre mesmo, mas nem sempre com todos e da mesma forma, e entendo perfeitamente sua irritação. Em Junho meu marido passava pela Saraiva do Shopping quando viu um cartaz anunciando a Pré Venda do livro Amanhecer, que meu filho queria muito. Ele entrou e fez a compra do livro, que custava $50,00 com um desconto de $10,00; então, pela compra antecipada ele pagou $40,00. Quando ligaram avisando que o livro havia chegado, qual não foi a surpresa de meu marido ao ver que na loja ele estava sendo vendido por $34,00. Aí eu pergunto: que vantagem tivemos na pré venda? Só rindo mesmo. Mas ainda fiz uma compra de um livro pelo site, e ele chegou no prazo e direitinho. Acho que depende da Lua :) Enfim, por essas e outras sou fiel há anos e faço sempre minhas compras no site da Livraria Cultura. Nunca tive nenhum problema. Só tentei dessa vez a Saraiva pq eles não cobravam o frete e a Cultura sempre cobra. Desejo que seu problema seja resolvido em breve. outro site que nunca tive problemas, e já comprei muito lá é o Shoptime, só que os preços costumam ser bastante salgados.Um abraço e felicidades.

Anônimo disse...

comprei um celular na Saraiva e até agora não recebi e deram o celular como entregue, já reclamei na Saraiva e no Reclame Aqui e até agora nada!! vou botar eles no Procon

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