5 de mai. de 2009

Será mesmo que seus "updates" são lidos no Twitter?


Estou aqui matutando com meus botões sobre o quanto de gás o pessoal vai ter para digerir o Twitter, o mais recente fenômeno da internet no mundo.

Quanto ao seu sucesso, nem questiono mais. Cheguei até a escrever uma crônica sobre o assunto em "Twitter: uma biografia não autorizada", onde numa espécie de realismo fantástico tento narrar um pouco do ponto de interrogação que o 'passarinho' coloca na nossa testa.

Mas após algumas semanas de experiência de uso do Twitter, posso dizer que a ferramenta veio para ficar.

Só uma coisa tem me incomodado. Como se pudesse ser diferente, o indicador de sucesso de quem usa o bicho tem sido o número de seguidores que cada twitteiro consegue amealhar. Mas é aí que entra, na minha modesta opinião, o grande dilema.

O barato de twittar é justamente interagir com seus 'followers' e 'followings' a fim de intercambear dicas, informações, trocar mensagens, atualizar o status de um projeto, evento etc.


Tanto é que a Virada Cultural em São Paulo, ou #viradacultural -- como o pessoal twittou no último fim de semana -- foi um grande laboratório para experimentação do twitter. A interação entre veículos de comunicação e seus leitores ou ouvintes foi tamanha que acabou por gerar uma espécie de 'agendona' geral do evento.

Para não me estender mais, só quero perguntar: de que vale ter mil, dois, três mil seguidores ou até mais, se não há interação entre as partes?

Ou será que o pessoal que sai adicionando pessoas à sua rede no Twitter pensa mesmo que os outros vão ler seus updates?

Está aí a questão: contribua com seus comentários.

A propósito, estou twittando em @rodrrigo. Seja bem-vinda(o)!


3 comentários:

Helio Ciffoni disse...

Na minha opinião, a resposta é a óbvia e esperada: Não!
Este "Não!", por outro lado, não encerra a questão pois os resultados que vem pelo Twitter se referem à algumas palavras-chave e alguns contatos que vão servir para alguma coisa. Não existe a palavra-chave "mágica" pois nem tudo serve para todos e, portanto, quando você tem seguidores de distintas áreas atrás de seus distintos assuntos, sempre vai existir um eco interessante. Bom, por outro lado, essa idéia de "quanto mais" nos dá mesmo um ar de sucesso, sem razão e nem sentido. Funciona como o blog ou você acha que tudo que escreve será lido? Certamente, mas também de forma seletiva.

Thais disse...

Lembro de ter lido, não lembro onde, que esse "indicador de sucesso" do twitter estava migrando de nº de seguidores para nº de ReTweet. Acho que assim vai fazer bem mais sentido. Enfim, nunca tinha visto esse blog, parabens aí! Beijo! ^^

Unknown disse...

Ro, eu mesma ainda to engatinhando no twitter, como vc mesmo pode presenciar aquele cômico dia, das mensagens...rrrsss
Ainda estou vendo como funciona tudo...
Um bjão
Alessandra

Postar um comentário